Crianças e exposição às telas: até onde pode?
Atualizado: 16 de jun. de 2023
Quem nasceu a partir de 1985 faz parte da geração millennial*, considerada “nativa digital”, ou seja: crianças cresceram cercados por várias tecnologias, incluindo uso de telas.
Televisão e videogames eram as tecnologias utilizadas por crianças e jovens nas décadas de 1980 e 1990 e tinham bastante influência em países como Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
Os millennials já estão no mercado de trabalho, criando famílias e experimentando a maternidade. É uma geração que dá bastante valor à tecnologia, afinal, cresceu em meio à ela. Um exemplo disso é que, segundo o site Mindminners, ter um smartphone é tão importante quanto um plano de saúde para essa geração.
E os filhos dos millennials, como ficam no meio de tudo isso? Como as crianças podem conviver com telas e gadgets de forma saudável?
Equilíbrio sempre é bem-vindo: sugerir, participar e priorizar brincadeiras sem telas e offline com crianças, mas não proibir o uso total das telas.
Aplicativos de livros, histórias, educação, jogos e vídeos musicais são bem populares nas telas de celulares e tablets dos pais de crianças entre dois e oito anos. A maioria das crianças já sabe usar e vai pedir, já que vê os pais utilizando o aparelho. Nessa idade, é recomendável priorizar o tempo com a criança sem o uso dessas ferramentas, já que a criança quer brincar com alguém. Se a atenção dos pais estiver na criança, a ânsia por querer passar o tempo com as telas será bem menor.
Vale lembrar que flexibilidade é a palavra-chave! À medida que a criança vai crescendo, a vontade de brincar online também cresce. As “regras” sempre devem ser revistas e refletidas pelos pais de tempos em tempos, e analisar se ainda é válida e efetiva para a criança.
Deixar que criança maiores que 2 anos de idade tenham contato com smartphones e tablets é quase inevitável nos dias de hoje e, por isso, proibir não é a solução: a criança vai querer mais ainda.
Equilíbrio sempre é bem-vindo: sugerir, participar e priorizar brincadeiras sem telas e offline, mas não proibir o uso total das telas.
Na prática
Marianna Nolasco, de 33 anos, é mãe da Laila, de 8. A Laila ganhou o iPad antigo dos pais aos 2 anos de idade. Naquela época, Marianna não sentia necessidade de limitar o tempo de uso das telas, já que Laila se dividia bastante entre brincadeiras, iPad e os bichinhos de estimação. O iPad tinha bastante aplicativos de jogos e vídeos educativos.
Hoje, Laila herdou o celular antigo da mãe, mas não usa por ser ultrapassado. Ela prefere utilizar o celular dos pais para jogar, apesar de ter um iPad só pra ela. Seu jogo preferido é Minecraft. Marianna conta que os últimos meses têm sido uma briga, já que Laila quer passar a maioria de seu tempo livre no jogo.
Por causa disso, Marianna limitou o tempo de uso: agora, Laila pode usar no máximo duas horas por dia (uma de manhã e uma de noite). Além de Minecraft, Laila gosta bastante de jogar Love Balls junto com a mãe, que virou um passatempo das duas.
Riscos
Segundo a Sociedade Canadense de Pediatria, a exposição a telas (qualquer tipo: televisão, computador, celulares, tablets) afeta negativamente crianças menores de cinco anos na linguagem, atenção, desenvolvimento cognitivo, execução de tarefas, memória a curto prazo, leitura e matemática. Em relação às crianças menores de 2 anos, foi percebido dificuldade em diferenciar o que é realidade e o que acontece nas telas.
Além disso, crianças expostas em excesso às telas, ou seja, mais de duas horas por dia, apresentam comportamentos agressivos e antissociais, geralmente porque os pais estão mais inclinados a utilizar as tecnologias como “chupeta” para crianças com comportamento "desafiador".
Saúde física
Quando se trata de saúde física, crianças que ficam bastante tempo na frente das telas rotineiramente têm um risco maior de sedentarismo e sobrepeso. Quando aplicativos não têm controle parental, as crianças estão expostas à propagandas de fast food, por exemplo, que encorajam a comer “lanchinhos” fora de hora e incentivam esse padrão de alimentação, além de passarem mais tempo sentadas ou deitadas expostas às telas quando poderiam estar praticando atividades que demandam um mínimo de exercício físico.
Esse tipo de propaganda atinge geralmente crianças de 2 a 6 anos. Problemas de sono também estão associados à exposição das telas: utilizar aparelhos com telas brilhantes — que contém luz azul — antes de dormir causam supressão de melatonina, o hormônio do sono. Para mitigar esse problema muitos aparelhos e apps contam com a ferramenta de controle de luz azul, que diminui o brilho da tela do aparelho e minimiza os efeitos da insônia.
Benefícios
Os benefícios potenciais no desenvolvimento de crianças acontecem a partir dos dois anos de idade, quando é exposta a um conteúdo, linguagem, tempo e design apropriados para essa fase. Programas e apps de qualidade promovem aspectos positivos no desenvolvimento cognitivo, imaginação, linguagem (aprendendo novas palavras) e ajudam na alfabetização.
Vale lembrar que os benefícios só se dão quando a exposição à telas é feita de maneira responsável, acompanhado e sem substituir o afeto e a presença dos pais e familiares.
Em relação à saúde física, é muito difícil dizer que o uso de telas é benéfico para crianças. Apenas se crianças utilizarem apps relacionados a alguma atividade física, como yoga ou dança, em que os usuários precisam se movimentar, terão algum benefício.
Este benefício pode ser encontrado também em jogos como Just Dance do Nintendo Wii, e o Labo, um acessório de papelão para o Nintendo Switch que permite que o usuário monte ferramentas para interagir com os jogos, como armaduras, por exemplo.
Aplicativos com alguma interatividade, em que as crianças consigam sair na postura do celular na altura da barriga e a cabeça pra baixo, e ajeitar a postura e se mexer, também podem ter algum benefício em relação aos que não contêm interatividade alguma.
Recomendações
Para minimizar os efeitos negativos, a Sociedade Canadense de Pediatria sugere que as crianças sempre estejam acompanhadas dos pais ou de outro familiar neste tipo de atividade.
Priorizar aplicativos educacionais e que a criança utilize a criatividade e tenha interatividade, respeitar a classificação indicativa e evitar conteúdos com propaganda também são sugestões importantes.
Escolher junto com a criança o que vai ser visto também é efetivo (“vamos assistir isto, neste momento por este motivo"). Limitar o uso de smartphones em espaços públicos, durante rotinas familiares e durante as refeições é um bom hábito para aumentar e incentivar a interação com familiares amigos, e fazer com que a criança consiga distinguir desde cedo o que é e o que não é realidade.
Conteúdo
Quanto à escolha do que consumir, o recomendável é escolher pelos conteúdos de qualidade e que não exponha a criança à propagandas e anúncios. Caso haja exposição, ajude a criança a reconhecer e questionar propagandas, estereótipos ou outros conteúdos.
Em relação aos conteúdos, preste atenção em alguns itens como imagem corporal, violência, problemas sociais, diversidade e gênero.
Por causa da qualidade do sono, é recomendável que a criança não tenha nenhum tipo de aparelho eletrônico no quarto e evite utilizar aparelhos com tela por pelo menos uma hora antes de dormir.
Vale lembrar
Uso de telas por crianças com menos de 2 anos não é recomendado. Crianças entre 2 e 5 anos é recomendado o uso de no máximo uma hora por dia e não deve fazer parte da rotina das crianças.
Os pais também devem se policiar ao uso de celulares. Crianças seguem exemplos, e se os pais passam muito tempo atrás das telas, as crianças também vão querer. Aproveitar os momentos em família e respeitar a hora das refeições sem o uso de telas é fundamental para que a criança tenha bons hábitos em relação à todas as tecnologias.
Kommentare